Quando a análise em questão se dá acerca das consequências do cenário democrático nacional, poucos autores conseguiram se manter mais atuais do que Sérgio Abranches. Inicialmente publicado à época da promulgação da carta de 1988, seu conceito de presidencialismo de coalizão como uma das formas de interpretar o status quo da realidade política brasileira, face os acontecimentos da era Bolsonaro, se tornou extremamente popular e procurado, evidenciando dessa forma como a construção política interfere na vida cotidiana dos brasileiros que, nesse contexto, atuam como meros peões.

O uso do termo “dilema” pelo autor permite observar como a sua percepção sobre a organização dos poderes, traria a necessidade de que o chefe do Executivo – o presidente – devesse contar com mais que simplesmente uma visão histórica e uma relação positiva com o eleitorado: se torna necessária que a conjuntura política – e todas as suas divergências, nuances e incoerências – seja favorável à sua ação como um todo. Nesse sentido, o texto traduz, com aspecto quase profético, o cenário de crise que se instaura no momento atual por que passa o país.

Nº de páginas: 15

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Revista de Ciências Sociais.

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.