A percepção do feminismo possui inúmeros nuances. Desde os primórdios, nos anos de 1920, deste movimento, houve uma grande mobilização no entorno das mulheres e do seu papel de protagonistas na sociedade, bem como este protagonismo encontrava-se no panorama dos demais movimentos de classe. Neste livro, Djamila Ribeiro apresenta um novo viés: o feminismo negro.
Apesar de já ter mais de um século de existência, o feminismo continua sendo objeto de discussão, de reinvenção e, principalmente, de acolhimento, face as inúmeras vertentes que são protagonizadas por pessoas/mulheres em situações de risco e opressão. É o caso do feminismo negro.
Inspirada no pensamento de feministas negras “fora da caixa” Djamila Ribeiro propõe uma nova visão sobre o movimento no Brasil, um dos maiores países de comunidade negra no mundo, que, porém, conhece poucos nomes de vulto no feminismo em suas nuances e em suas linhas de relevância. A transformação deste tipo de panorama é o objetivo deste livro que, além disto, propõe um exercício poderoso sobre o movimento social das mulheres.
Nº de páginas: 100
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Cia das Letras.
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.