Para entender a importância deste livro é interessante compreender o contexto no qual ele foi escrito. A década de 1990 foi um período rico em quebras de paradigmas até então intocáveis na História. O principal deles, a nova fluidez da geopolítica mundial, profundamente inspirada pela criação do comércio global altamente influenciado pela complexidade dos modelos e a interação com o fluxo informacional, o que gerou o conceito de “aldeia global”.

Benayon questiona em seu livro justamente este ponto, atentando, principalmente ao fato de que a aldeia não é necessariamente cooperativa, ao contrário, permite que a intrusão de mercados altamente imperialistas no contexto de economias ainda em desenvolvimento, transformando-as em meras reservas de capitais. Em regra, o enfraquecimento das soberanias é um dos principais pontos levantados pelo autor para explicar que o mundo globalizado é um espaço hostil, no qual os países envolvidos devem se precaver de inúmeras formas.

Nº de páginas: 230

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: LGE Editora

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.