Robert Alexy é um filósofo jurídico de enorme contribuição para o Direito no mundo todo. Sua trajetória como pesquisador do fenômeno jurídico o permitiu formular teses que são perfeitamente compreendidas e recepcionadas não apenas pela Constituição Brasileira de 1988, quando seu pensamento embasa decisões que incidem diretamente sobre os princípios basilares da sociedade, em especial o princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

Em seu Argumento da Injustiça, Alexy apresenta uma tese contrária ao entendimento positivo do Direito, para o qual o fenômeno jurídico da justiça se expressa por meio do caminho da Lei, sendo necessária a sua observância a fim de permitir que a sociedade possa evitar assim incorrer em prejuízo aos bens jurídicos dos que nela vivem. Sendo assim, fica evidente que uma preocupação constante do autor é com a negação do positivismo quando este serve como base para uma aplicação legal, porém não legítima do Direito.

Este livro pode ajudar profissionais do Direito que buscam complementar  suas teses jurídicas com o pensamento doutrinário presente na maior parte dos novos entendimentos constitucionalizados, e pode ser de enorme importância também para os acadêmicos futuros bacharéis em Direito,  que já poderão entrar na profissão alinhando seu fazer jurídico com uma proposta mais humanizada.

Nº de páginas: 166

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Oxford University Press

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Mensagem Importante: livro em inglês.


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.