Esta sequência de posts do Tex é um apelo especial de alguns leitores, e, claro, uma satisfação para este blogueiro que aqui se pronuncia. Tex é o tipo do herói que povoa o imaginário de adultos e crianças, e cujo arquétipo não sai da mente com muita facilidade. Fato é que, ao lado de grandes personagens dos quadrinhos, Tex, desde que foi criado, em 1948, segue um dos mais importantes personagens do mundo, e provavelmente o mais importante do segmento western da Itália.

Sua primeira edição, segundo constam as informações, foi publicada na Itália, em 30 de setembro de 1948, exatamente um período em que o mundo – e a Itália, principalmente – precisava de motivos para sonhar. Tex, naquela época ainda era um tímido cavaleiro fora da lei, com um cavalo sem nome – que mais tarde seria batizado, se tornando o nosso querido Dinamite.

Nos anos de 1940, Tex era publicado, à moda da época, em tiras, contendo apenas três quadrinhos que resumiam um momento na história toda. Era necessário que o leitor acompanhasse semanalmente, até completar uma revistinha inteira. Algo muito parecido com as séries de hoje em dia. Tex foi inicialmente publicado neste formato e, até 1967 Tex fora assim publicado.

A partir do sucesso consolidado, Tex é publicado até os dias de hoje em muitos países, e no Brasil, desde 1971 ele traz um pouco da magia e da nostalgia de uma época em que um homem, só, a cavalo, consegue impor a justiça, defendendo aquels que necessitam e que não têm com quem contar. Provavelmente este senso de justiça é o elemento que faz com que Tex seja tão querido mundo afora superando até mesmo limitações técnicas, como o fato de ser publicado completamente em preto e branco, e de ter uma cronologia complexa.

Os próximos posts representam uma coleção enorme de Tex que me chegou às mãos pela colaboração de um admirador, que, segundo ele, digitalizou estas edições históricas e achou que seria uma pena não semear esse gosto maravilhoso pelo mundo online. Se divirtam e aproveitem. Salientando que nem todos os números estão em ordem, mas as histórias meio que têm enredos independentes por ser de uma sequência de colecionador. Sem mais enrolações, boníssima leitura!

Nº de páginas: 164

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Bonelli Comics

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!

Mensagem Importante:Vamos celebrar o Tex! Caso haja alguma informação a complementar sobre este número, ou alguma correção necessária quanto às informações que o classificam, será um enorme prazer compartilhar com todos aqui pelos comentários, e, no que for possível, este humilde blogueiro fará as devidas correções no conteúdo. Um abraço, texmaníacos!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.