Em seu livro, Jack Goody provavelmente encara todos os subsídios intelectuais necessários à construção de uma militância contra a apropriação cultural. Porém, na sua obra – O Roubo da História, ele aborda a apropriação por um viés pouco discutido, a saber, a apropriação ao longo da História, que tende a ser mais nociva porque envolve questões muito mais importantes que o patrimônio ou os valores materiais.
Desenvolvida em três eixos temáticos – o domínio do tempo histórico; o roubo do patrimônio intelectual das sociedades orientais e demais sociedades pelo mundo; o roubo emocional/espiritual, ou a forma de apropriação das doutrinas filosóficas orientais baseadas na ideia de reinvenção das mesmas como parte do lastro europeu – a obra busca fazer justiça ao que o autor explora como sendo um crime contra os diversos povos orientais que foram diretamente afetados pelo colonialismo europeu.
Nº de páginas: 96
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Contexto
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.