Uma boa parte do pensamento impulsionador das ideias do século XVIII surgem da mente de Rousseau, o filósofo contratualista responsável pelo homônimo Pacto Social, no qual, em linhas gerais, o homem abre mão, no decurso da evolução, da autotutela, para cedê-lo ao Estado que, em contrapartida, defenderia seus bens jurídicos, especialmente a vida.

Neste livro, um discurso do século XVIII compilado, o autor busca estruturar seu raciocínio sobre a desigualdade social no seu tempo, um assunto, aliás, recorrente na sua época. Para Rousseau, a questão da desigualdade se estrutura em dois pilares essenciais, o primeiro deles, a instituição da sociedade privada. É no momento em que ela se impõe sobre outros direitos, como vida e dignidade, surge então a violência e a infelicidade; o segundo é a própria luta do homem com a natureza, da qual, ironicamente, depende. A relação será sempre ambígua, dessa relação, os seres são influenciados reproduzindo padrões que naturalmente são bons ou ruins.

Nº de páginas: 92

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Ediouro

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.