Na última obra da série Mil Platôs, os autores questionam o normativismo que envolve a formação dos seres e a influência na estrutura social face o aspecto humano e o peso que incide sobre as pessoas. A obra conclusiva fecha a série e ao mesmo tempo abre espaço a uma introdução da estrutura deleuziana.
Conversando com a contemporaneidade, Guilles e Guattari apresentam o quinto volume da série intitulada “Capitalismo e Esquizofrenia” (post #526) na qual a filosofia pós-estruturalista questiona a ordem capitalista e a realidade sob diversos aspectos. Se no primeiro volume são apresentados conceitos como o Corpo sem Órgãos para demonstrar o efeito do capitalismo na manifestação de doenças como a esquizofrenia e a psicose, neste a apresentação segue uma lógica mais diferenciada.
Mil Platôs sugere um reconhecimento da diversidade, a principal lei que rege a sociedade contemporânea. A partir da percepção de mil olhares ou mil facetas, os autores demonstram como o mesmo fenômeno compõe-se de diversos pontos de vista que se constroem isolados, e que, dentro da multiplicidade da espécie humana são, ao mesmo tempo, reinterpretações da mesma realidade. Os autores trazem para a Filosofia a missão de trazer a paz entre sabedoria e diversidade de opiniões, já que cada espectro da existência humana traz aos seus partícipes uma percepção específica da própria realidade.
Nº de páginas: 151
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Editora 34
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.