Sem nada de hiperbólico, O Holocausto Brasileiro apresenta, por meio de depoimento de ex-funcionários e pessoas que trabalharam no chamado Hospital Colônia, em Barbacena, em Minas Gerais. A instituição foi pensada inicialmente para internamento e tratamento de pessoas com doenças mentais graves, em 1903. A centenária instituição, no entanto, serviu de reflexo das atrocidades e negligências de um século de ausência estatal na proteção da pessoa com doença mental. Aos poucos o hospital se transformou num depósito de pessoas que tanto podiam ter doenças mentais quanto simplesmente fossem “desajustadas” às normas e convenções sociais da época.
Entre os casos relatados pela jornalista Daniela Arbex, além da alta taxa de mortandade (em alguns períodos chegou-se ao impressionante número de 17 mortes/dia) o uso político da instituição, para internamento de pessoas “indesejáveis” de famílias tradicionais ou que estavam atrapalhando interesses de poderosos, até o homicídio por encomenda, para alimentar o famigerado comércio de corpos para aulas em curso de Medicina, o livro mostra como a doença mental aliada à negligência política permite a objetificação de seres humanos e a prática de crimes hediondos contra populações específicas.
Nº de páginas: 230
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Geração
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.