O complexo de Édipo foi descrito pela primeira vez por Sigmund Freud, no século XIX. Se trata de uma relação simbólica, um triângulo emocional que envolve a criança, a mãe e o pai, quando a criança sente atração e “se apaixona” pela mãe, ao mesmo tempo em que repele o pai, mas enfrenta a ambivalência no sentido de desejar matar a figura paterna, embora tenha por ela respeito, dada a sua relevância e poder, simbolizado no complexo de castração, que já é outro departamento.

Neste Livro, Nasio se empenha no esforço de compreender a dinâmica que traz a criança a vivenciar e superar seu Édipo de forma segura e sem as graves implicações emocionais que envolvem um trabalho errado ou uma fixação neta etapa. O livro se destina a profissionais e estudiosos da Psicanálise, mas também pode ser compreendido por pessoas que não tenham formação na área.

A obra é mais um tributo e uma forma de desmistificar um dos conceitos mais complexos, e de maior combate por parte da sociedade ocidental, que rejeita a ideia da sexualidade infantil ser uma realidade, e que, por isto, impõe diversos pensamentos e proposições errôneas, baseadas no senso comum acerca dos estudos e do trabalho freudiano. 

Nº de páginas: 156

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Zahar

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.