Discípulo de Sigmund Freud, Jacques Lacan foi um médico Psiquiatra para quem, assim como Freud, os fenômenos psíquicos poderiam ter uma abordagem que não trouxessem danos ao paciente, mas que explicassem à ciência a dinâmica da neurose e de outras doenças psicológicas e emocionais. Seu vasto trabalho entrou pela militância médica, quando escreveu e pôs em prática quando teve oportunidade, o trabalho de humanização dos asilos e instituições de tratamento de pessoas com distúrbios mentais, permanecendo no interesse deste estudo até o fim da sua carreira, com sua morte, em 1981.

No seu livro, Nasio apresenta o conceito de Tipologia, que em Psicanálise lacaniana se tornou o mesmo que afirmar como sendo o estudo do espaço e das suas propriedades, um conceito que Lacan desenvolveu muito bem e uma das teses que ele deixou mais bem documentadas, já que uma boa parte da sua produção na verdade era compilada de suas aulas e seminários (tanto que existe até mesmo uma coletânea apenas das participações do autor em seminários de Psicanálise e Psiquiatria. 

Nº de páginas: 110

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Zahar

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.