Sigmund Freud é o médico neurologista psicanalista nascido em Freiberg (Áustria) em 1856, falecido em 1939. Na verdade, ele não foi psicanalista, ele foi “O” psicanalista já que a criação da teoria psicanalítica, a ideia de autocura e todo o bojo de saberes foram identificados e sistematizados primeiramente por ele. Nesta obra, parte da coleção Obras Completas de Freud, volume 6, são apresentados alguns dos mais relevantes trabalhos, ensaios, sobre a matéria psicanalítica produzida pelo autor.

Em Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, publicada originalmente em 1905, Freud lança as bases da Teoria da Sexualidade e do desenvolvimento psicossexual, identificando, entre outros, a presença polemica da sexualidade infantil. Nesta obra veem-se também os princípios que seriam melhor desenvolvidos em 1899 com o seu livro, obra-prima, A Interpretação dos Sonhos, bem como reforça a percepção do inconsciente como fonte de diversas manifestações físicas e sociais, bem como apresenta a neurose como  consequência da repressão sexual.

Seguindo na publicação dos textos, em Totem e Tabu Freud se inspira nas proposições de Jung (um dos seus discípulos) e mergulha na imagética antropológica para, em quatro profundos artigos, discriminar, na forma de “Totens” ou imagens sagradas (fundamentos religiosos e arqueológicos da Psicanálise) comportamentos admitidos ou proibitivos em dadas comunidades ou grupos sociais. Em Totenismo Freud analisa como, em algumas sociedades aborígines australiana, as pessoas não podem casar entre pessoas do mesmo totem (animais míticos ou de poder), sendo assim, “parentes”, o que é o reflexo da condenação do incesto; Totem ou Ambivalência de Tabu é utilizado por Freud para representar, nos sintomas histéricos, a projeção ambivalente sobre aspectos da personalidade, como a negação dos sagrados, que são ocultados pelas pessoas; em Animismo, Mágica e Onipotência do Pensamento, Freud revela como em civilizações primitivas, a magia na verdade é uma releitura do potencial psíquico descontrolado, e esta mesma relação de onipotência acaba por ser observado também nas pessoas neuróticas; no seu Totemismo na Infância, parte final da quadrilogia, Freud reencontra na mescla das teorias darwinianas, e de William Robertson Smith, para explicar os primórdios do surgimento do complexo de Édipo, situando-o na pré-história, quando os machos jovens e fracos, expulsos do grupo, retornam para matar o patriarca envelhecido e, dessa forma, retomar o poder e permanecer em posição central no harém.

O texto é superdenso, mas maravilhoso e instigante. Ótimo para uma mesa de discussão ou para buscar mais esclarecimentos sobre a nossa forma de pensar e de se organizar face a própria personalidade. Uma bela oportunidade de leitura e uma série de mistérios que podem ser descritos como maravilhosamente instigadores.

Nº de páginas: 401

Tipo de Arquivo: .PDF.

Editora: Cia das Letras

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.