O sábio egípcio de existência dúbia, Hermes Trimegisto, ou o Hermes Três Vezes Grande, sincretizado no deus grego da comunicação, Hermes, assina a obra Corpus Hermeticum, escrita na forma de diálogo, onde são apresentadas uma série de conhecimentos esotéricos cuja finalidade seria o desenvolvimento de uma mente divina e seus reflexos na realidade dos iniciados. Não à-toa, os conhecimentos sofreram influências de inúmeras influências. Provavelmente os documentos originais que compõem a obra remontam a 100 ou 300 d.C no período conhecido como Pax Romana, em que o Egito era província de Roma.
Textos como o de Hermes Trimegisto assumem importância histórica porque apresentam parte da filosofia e dos elementos metafísicos que influenciaram toda a sociedade egípcia e demonstram como o Egito, por meio do conhecimento hermético, se integrou ao cenário cultural e esotérico romano, assumindo assim um papel de relevância política diferenciada em relação às demais províncias do Império.
Nº de páginas: 59
Tipo de Arquivo: .PDF.
Editora: Hemus
Link para download
Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!
Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.