A peste negra, também conhecida por peste bubônica (por causa dos bulbos que apareciam no sistema linfático dos infectados) é o nome dado à doença que, no século XIV, em 1348, dizimou 1/3 da população europeia, redefinindo a demografia do continente e trazendo grandes transformações a posteriori.

No livro, José Martino mostra os fenômenos sociais e econômicos que permitiram que a Yersinia Pestis, a bactéria responsável por causar a doença, que é encontrada em pulgas do tipo Xenopsylla cheopis, tendo como agente inoculador os ratos, se tornasse um problema de ordem pública em nível pandêmico.

A influência da Igreja – que estimulava a caça aos gatos, que mantinham a população de ratos sob controle – a extrema pobreza da população, que os expunham a condições de higiene precárias, e o cenário de exploração, que permitia que estas pessoas transitassem em todas as camadas sociais, foram só alguns dos fatores que culminaram na tragédia humana de milhões de vidas perdidas.

Nº de páginas: 83

Tipo de Arquivo: .PDF

Editora: Excalibur Editora

Link para download

Uma mensagem importante: este blog é colaborativo. Se você já leu e conhece, ou se tem sua opinião formada, interaja: Curtiu esta resenha? Gostaria de complementá-la? Comente o que você achou desta obra e explore outros títulos do blog. Pode deixar sua contribuição nos comentários, será um prazer conhecer você e suas opiniões literárias!


Descubra mais sobre Baixe Livros Grátis.

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.